topazio imperial rosa rosé

Brasil, o País dos Minerais e Pedras Preciosas

O Brasil é um país tropical conhecido por sua fauna e flora riquíssimas, pelo futebol, praias, rios e florestas. Mas também é destaque quando falamos de minerais e pedras preciosas que compõem um verdadeiro caleidoscópio de cores saturadas e exuberantes.

 O país possui riquíssimas jazidas de minerais e pedras preciosas, que incluem muitas variedades de turmalina, topázio, berilo, quartzo, entre outros.

Se você é um amante de pedras preciosas, o Brasil é o destino dos sonhos e com certeza está no topo da lista de lugares de maior destaque no mundo.

Conheça um pouco do que se destaca mais e de onde vem cada tipo de pedra.

 Turmalina

 As variedades laranja, amarela, verde, azul, rosa e violeta vêm de quase todos os cantos do país, mas principalmente no estado de Minas Gerais.  A mais rara e valiosa das turmalinas, a turmalina Paraíba, uma variedade azul-esverdeada elétrica única, cuja cor deriva de traços microscópicos de cobre é encontrada no norte do estado da Paraíba, ao qual deve seu nome.

Ocasionalmente, as cores das turmalinas podem se misturar, resultando em gemas bicolores ou multicoloridas. Há opções suficientes em turmalina para capturar a fantasia de todos.

Variedades de turmalina, turmalina paraiba, turmalina melancia, rubelita, indicolita 

Berilo / Crisoberilo

Quase todos os membros da família do berilo também estão representados: águas-marinhas azul-oceano e esmeraldas verdes, morganitas rosa delicadas e heliodoros amarelos brilhantes compõem essa interessante família de gemas brasileiras. Até o raríssimo berilo vermelho é encontrado em algumas jazidas. Assim como as turmalinas, Minas Gerais também é o principal estado produtor, destacando-se também as gemas vindas de Goiás, Bahia, Espírito Santo e Tocantins. Os crisoberilos olho-de-gato e as raríssimas alexandritas que mudam de cor também são encontradas no Brasil.

 variedades de berilo agua-marinha, esmeralda heliodora, berilo vermelho, goshenita

Qurtzo / Topázio

 Faça uma viagem ao sul do Brasil, e fique deslumbrado com a quantidade e a variedade de ocorrências de quartzo. Ametista, citrino, cristal e uma grande variedade de ágatas vêm do Rio Grande do Sul. Da Bahia vem uma das variedades de quartzo mais exóticas do Brasil, o deslumbrante quartzo rutilado. Esta bela pedra preciosa apresenta faixas brilhantes de rutilo dourado que atravessam a gema.

Uma das pedras mais célebres e únicas do Brasil é extraída perto da cidade colonial barroca de Ouro Preto, em Minas Gerais. É a variedade de topázio laranja-dourado que frequentemente ocorre na cor rosa. No comércio, faz jus ao seu nome exaltado: “topázio imperial”.

 quartzo, cristal, quartzo rosa, ametista, citrino, jaspe, onix, calcedonia, ágata

Outras gemas de cor um pouco menos famosas, mas lindíssimas, também são encontradas abundantemente no Brasil, como as opalas com forte jogo de cores (Piauí), assim como as opalas de fogo do Rio Grande do Sul, as granadas rodolitas (cor de vinho tinto) do Tocantins, espessartitas e almandinas vermelhas de Minas Gerais e as espessartitas laranjas do Rio Grande do Norte. Também é destaque e kunzita rosa delicadamente matizada de Minas Gerais e os crisoprásios cor de maçã verde de Goiás.

Diamantes

Poucas pessoas sabem, mas o Brasil já foi por mais de 100 anos a principal fonte mundial de diamantes e que continua sendo um produtor importante até hoje. Nos anos 1700 e início dos anos 1800, alguns dos diamantes mais famosos do mundo foram encontrados nesta terra encantadora, incluindo diamantes vermelhos extremamente raros, bem como verdes e outras cores extravagantes. Diamantes aluviais continuam a ser encontrados no Brasil, extraídos principalmente de leitos de rios nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Rondônia, Bahia e Goiás.

diamantes brutos, diamantes brasileiros, diamante verde

Você é apaixonado por gemas? Confira 7 dicas de locais gratuitos para visitar no Brasil!

Rio de Janeiro: Museu Amsterdã Sauer: local onde você verá as melhores coleções de gemas e minerais brutos do Brasil.

São Paulo: Museu do Instituto de Geociências da USP: museu completo em minerais, fósseis, e com um rico acervo de minerais raros vindos de todos os cantos do mundo. 

Ouro Preto: Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas: o museu possui nove setores de exposição: História Natural, Metalurgia, Siderurgia, Desenho, Topografia, Astronomia e Eletrotécnica. São mais de 30.000 peças vindas de todas as partes do mundo.

Além da quantidade e diversidade de minerais, o Museu da Escola de Minas possui um dos maiores acervos de meteoritos do país.

Belo Horizonte: Museu das Minas e do Metal: é um museu de ciência e tecnologia que apresenta de forma lúdica e interativa a história da mineração e da metalurgia. Em 20 áreas expositivas, estão 44 exposições que apresentam, por meio de personagens históricos e fictícios, os minérios, os minerais e a diversidade do universo das Geociências.

Brasília: Museu de Valores do Banco Central: para quem quer ver as maiores pepitas de ouro já encontradas no Brasil, este museu é o Lugar certo.

Goiânia: Spectra Minerais: na loja da Spectra Minerais / Ana Rios Joalheria você pode ver e comprar uma enorme variedade de pedras brutas e lapidadas e escolher as pedras para montarmos sua joia, tudo isso com um atendimento pessoalizado e cordial e com os melhores preços do mercado.

Voltar para o blog

2 comentários

Que interessante saber mais sobre os minerais e pedras preciosas do Brasil! A nossa terra realmente é rica em recursos naturais. Para quem procura ofertas e promoções em redes varejistas no Brasil, recomendo dar uma olhada no Promoções Rede Brasil. Você pode encontrar ótimos descontos e oportunidades de compra. Confira mais em: https://descontosbrasilblog.com/

Pedro Rodrigues

Quais os tipos de pedras que vcs compraram e se vcs também investem em mina de cobre

Ronaldo Bezerra de Abreu

Deixe um comentário