Guia de Uso das Pedras Para Fins Medicinais Segundo Santa Hildegarda

Guia de Uso das Pedras Para Fins Medicinais Segundo Santa Hildegarda

O emprego dos minerais como meio alternativo para o tratamento de enfermidades, conforme prescrito por Santa Hildegarda, tem sido estudado e aplicado de forma pioneira pelo médico Dr. Gottfried Hertzka, pelo mineralogista Michael Gienger, e pelo químico e ex-pesquisador da indústria farmacêutica Dr. Wighard Strehlow, ambos alemães.

Existem incontáveis relatos de pessoas que foram curadas através da medicina hildegardiana, pelo uso dos minerais. No entanto, deve ser enfatizado que qualquer manual como este não deveria ser, e de fato não pode ser, um substituto para o tratamento médico e sim uma alternativa para ser usado juntamente com a medicina convencional. A medicina hildegardiana deve ser utilizada para o alivio de incômodos que permanecem mesmo com o tratamento médico ou para evitar o consumo excessivo de medicamentos diante de pequenos desconfortos, já que o tratamento com os minerais não possui efeitos colaterais.

Sobre As Pedras

A crença humana na utilidade e influência dos minerais é muito antiga. Os primeiros relatos remontam a Teofrasto (327 – 287 a.c.), discípulo de Aristóteles, que estudou os minerais por acreditar que elas exerciam influência sobre outros materiais. A bíblia faz menção aos minerais e às pedras preciosas em muitos trechos do Antigo e Novo testamentos, como por exemplo, no Livro do Êxodo, onde o autor bíblico nos conta sobre a ordem dada por Deus a Moisés para que fosse confeccionado um efod (veste sacerdotal) onde seriam cravadas doze pedras preciosas que representariam as doze tribos de Israel.

Incontáveis outros estudiosos escreveram sobre a utilização das pedras para fins medicinais, principalmente na medicina oriental. No entanto, os ensinamentos de Santa Hildegarda sobre as pedras são claros, simples, e distintos das vertentes orientais às quais influenciaram o movimento da Nova Era, que consistiu num apanhado de linhas filosóficas incompatíveis com o Cristianismo.

A pergunta que podemos fazer é: em pleno Século XXI podemos crer que as pedras realmente curam? Existem pessoas muito comprometidas com o estudo dos documentos deixados por Santa Hildegarda, com associações e diversas publicações de casos clínicos na Alemanha, Suíça e Áustria. Existem ainda incontáveis relatos de pessoas beneficiadas com as pedras de Santa Hildegarda.

Neste sentido, este artigo foi elaborado para o uso dos minerais para fins terapêuticos em conjunto com um kit contendo espécimes autênticos e naturais, que pode ser adquirido pelo site www.spectraminerais.com.br.

MINERAIS 

Esmeralda

Fraqueza, dor de estômago, dor de cabeça dor, no coração e dor nas costas.

“A esmeralda é poderosa contra toda debilidade e doença humana. Quem machuca o coração, o estômago ou costas tenha uma esmeralda ao lado dele” (trecho do “Livro das Pedras” – Hildegarda de Bingen)

A esmeralda é uma variedade do mineral berilo (Be3Al2(SiO3)6), a mais nobre delas. Sua cor verde é devida à presença de quantidades mínimas de crômo e às vezes vanádio. Segundo Santa Hildegarda, a esmeralda fortalece as defesas e o estado geral do corpo, estimula “a cura” (sistema imunológico), melhora a circulação, combate os parasitas e é um poderoso tônico geral. Pode ser utilizada na pele o dia todo, como pingente, no entanto apenas meia hora pendurado no peito pode ser reconfortante. Pode-se usá-la também na boca por alguns minutos, algumas vezes ao dia.                              

Ônix

Depressão, ansiedade, vista nublada, dor no coração ou no lado, dor no estomago ou no baço, e febre alta.

Santa Hildegarda diz:

"Aquele que tem dores no baço, que coza carne de cabra, ou de cordeiro, e coma depois de a carne ter sido mergulhada em vinho ônix”. O mesmo deve ser feito com alguns alimentos marinados com vinagre [cozer o vinho e manter o ônix sobre o vapor, de modo que a gotas de condensação caiam no vinho. Em seguida, colocar o ônix no vinho e verter só o vinho para outro recipiente]. É preciso fazer isto muitas vezes (todos os dias) e o baço irá curar e não inchará mais."

Outras propriedades do ónix:

·        Clareia os olhos nublados ou doentes de alguma forma com a perda de visão.

·        Cessa suavemente a febre, quando se tem muita febre.

·        Cessa a opressão provocada por uma mente triste (depressão, ansiedade)         

Topázio

Problemas de visão

Santa Hildegarda diz:

"Quem sofre de perda progressiva de visão deve colocar um Topázio em vinho puro durante três dias e três noites. Molhar os olhos de noite antes de dormir com Topázio humedecido para que um pouco de líquido penetre nos olhos. O vinho, uma vez removido o Topázio, pode ser utilizado por cinco dias, humedecendo os olhos todas as noites com esse vinho. É preciso fazer isto muitas vezes, renovando o vinho a cada cinco dias, e seguir o mesmo procedimento anterior, untando os olhos em círculo. Isto aclara os olhos como o melhor colírio.
Trata-se de um bom remédio para a perda progressiva da visão na velhice”.

Jaspe

Artrite e problemas de coração

Santa Hildegarda disse:

"Aquele que sente forte perturbação nos seus humores corporais, de um dos lados (entre as axilas e os rins), nos rins ou noutro lugar do seu corpo, quer dizer uma "artrite" (arteriosclerose), que coloque uma pedra de jaspe nesse sítio e pressione com força até que sinta o calor da pedra, e a virtude do jaspe acalmará e curará esses humores irregularmente frios e falsamente quentes."

O Jaspe atua em muitos sintomas: dor no coração, arritmias, complicações cerebrais e renais e dores ciáticas. Em todos estes casos, o Jaspe é muito útil.

Quem acorda de noite com palpitações ou se, ao longo do dia, é importunado com uma dor no coração ou nas costas (entre as axilas e os rins), melhorará se colocar uma pedra de Jaspe vermelho sobre o seu coração, diretamente sobre a pele.

Calcedônia

Calmante

Santa Hildegarda diz acerca da Calcedônia:

"Quem quiser usar as palavras certas para falar leve calcedónia na mão, sopre o seu hálito sobre ela, e sorva essa humidade; assim, saberá dominar-se para estar em silêncio e responder com tranquilidade e oportunidade às perguntas"

A calcedônia liberta das preocupações angustiantes, e, num acesso de ira, dá paciência e autocontrole.

Hildegarda diz que se colocarmos um colar ou pulseira de calcedônia em contato com a pele e sobre uma veia: “O sangue recebe o calor e as propriedades desta pedra, que fluem através do resto do corpo; o homem torna-se tão bom que nada o consegue encolerizar ou levá-lo a cometer uma injustiça."

Quem quiser experimentar a força interior deste mineral, que ponha um colar de calcedônia sobre a artéria carótida – que incha num acesso de raiva - e use uma pulseira de calcedônia em contato com o pulso.

Crisoprásio

Gota

Santa Hildegarda diz:

“Em qualquer membro onde "gota" atormente (reumatóide, osteoartrite, dor nas articulações), aplique crisópraso na pele nua e a gota cessará. ”

Granada (Carbunculo)

A granada é também conhecida pelo nome de antraz ou carbúnculo, que vem do latim carbunculus (brasa).

Recomenda-se para combater a dor de cabeça, mas segundo a Santa, deve-se colocar apenas um pouco na coroa da cabeça e, se a dor passou, então deve ser removido rapidamente.

A Santa Hildegarda recomenda o uso da granada quando há alterações do sistema endócrino, sempre por pouco tempo, até que se note uma reação positiva

Ágata

Picadas de Insetos, Sonambulismo

Santa Hildegarda aconselha aplicar a ágata quente diretamente sobre a pele em casos de picadas de aranha (ou carrapato); aquecida pelo sol ou num ladrilho quente.

Segundo Hildegarda, e a experiência demonstra-o, o uso tópico de pomada calêndula, faz desaparecer a dor e o inchaço na área da picada de forma muito eficaz.

Ela também diz:

"Deve ser posta em contato com a pele para que se aqueça com o com calor humano. A natureza da ágata torna a personalidade hábil e delicado … torna a pessoa mais inteligente. "

Uma pessoa que sofra de crises de epilepsia e também de sonambulismo deve pôr a sua pele em contato com uma pedra de ágata. Dar-se-á conta, muito rapidamente, da melhoria do seu estado.

Cristal de Rocha (Quartzo)

Bócio, regulação hormonal

Santa Hildegarda escreveu:

"Qualquer um que tenha bócio e a garganta lhe inche aqueça cristal de rocha ao sol quente. Que derrame vinho sobre a pedra aquecida pelo sol e beba frequentemente esse vinho. Que aperte frequentemente o cristal de rocha aquecido ao sol cristal sobre o inchaço, e este ficará menor"

De acordo com Santa Hildegarda o calor suave do cristal de rocha, que armazenou os raios do sol, é também muito útil para aliviar incomodos típicos do sexo feminino, os quais podem também afetar o coração, estômago e abdómen, e que podem ocorrer durante a ovulação.
Isto sucede porque os ovários estão intimamente relacionados com as glândulas em geral e, especialmente, com a glândula da tireoide.

"As mulheres que sofrem do coração, estômago ou abdómen, que aqueçam ao sol o cristal de rocha e derramem água sobre as pedras aquecidas ao sol sobre a rocha. Coloquem o cristal de rocha na água por um tempo; bebam desta água com frequência, e vão melhorar”.

Ametista

Inchaço, Vírus e Vermes

Acerca da ametista (cristal de rocha transparente cor violeta), disse a Santa:

s"Se alguém sente um inchaço no seu corpo, deve, com a sua saliva, molhar ametista e tocar com ela todas as partes inchadas do seu corpo. Esse inchaço vai diminuir e desaparecer."

Se uma pessoa tem "pediculi" (que pode ser traduzido como vermes, piolhos ou vírus) que coloque uma ametista em água fria. Que aqueça essa água após a remoção da pedra e que mantenha a pedra suspensa sobre o vapor que ai da água para o gotejamento de condensação caia sobre a água quente. Então, novamente colocar a pedra na água e deixe descansar por uma hora. Regue-se com essa água e os "pediculi" desaparecerão. Prossiga por 4 ou 5 semanas. Os "pediculi" provém da má gordura e da transpiração”

Autoria (Setembro – 2019)

Ana Claudia A. F. Rios e Francisco Sene Rios

Sobre os autores

Ana Claudia é engenheira geóloga, formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), especialista em gemologia e designer de joias, é natural de Bom despacho –MG. Ana é casada, mãe de três filhos, católica e dedica seus dias especialmente à educação dos filhos em casa e ao trabalho com as pedras e joias.

Francisco é geólogo, formado pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em mineralogia e recursos minerais pela Universidade de Brasília (UnB). Possui especialidade em gemologia e prospecção mineral. É casado, católico, pai de três filhos, natural de Itajubá-MG e atualmente mora em Goiânia.

Voltar para o blog

14 comentários

Estou descobrindo esse tesouro da natureza, agora. Como faço para aprender mais sobre esse poder maravilhoso desses minerais?

Sandra Braun Gazzinelli

Gratidão pela explicação das pedras. Quero o livro das pedras.

Teresinha Hoeckesfeld Woitexem

Gostaria de receber o livro das pedras

Edson Barbosa

Gostaria de receber o livro das pedras

Edson Barbosa

Boa tarde,grata por compartilhar conhecimentos valiosos.
Desejo saber como posso saber mais, aprender mais da origem e registros verdadeiros de Hildegard?
Livros e registros para estudos.
Gratidão imensa.
Meus anjos me trouxeram aqui🙏🏻

Andréas Kephas

Deixe um comentário