Lapidar é a arte de trabalhar a pedra. A palavra “lapidar” geralmente se refere à criação de pequenos objetos a partir de minerais ou rochas (não objetos grandes como as estátuas de Michelangelo). Existem quatro artes básicas de lapidação: rolagem, cobochão, facetamento e entalhe.

O Imperial Flame é um excepcional topázio brasileiro de cor natural, moldado a partir de um cristal de 615 ct recuperado há mais de 20 anos. A peça acabada mede 89,53 × 20,56 × 19,15 mm e pesa 332,24 ct. Foto cedida por Sonja Kreis Unique Jewelry.
Outras técnicas de lapidação incluem a combinação de materiais de pedras preciosas para criar incrustações e pedras preciosas montadas, bem como a arte do rock suiseki. Neste guia, apresentaremos os quatro campos básicos.
ROLAGEM
A forma mais simples de lapidação, a rolagem de pedras preciosas, requer um equipamento bem simples. Consiste em colocar as pedras brutas em um barril giratório com abrasivos. Estes abrasivos ficam progressivamente mais finos e são usados até que a gema obtenha um polimento satisfatório. Este processo se assemelha muito ao que acontece com as rochas em um riacho ou na praia. No entanto, a rolagem produz níveis de polimento muito mais altos.

Ágatas, crisoprásio, coral, quartzo rutilado e fósseis de vegetais petrificados rolados por 15 dias. https://www.digforcrystals.com/
Ideal para crianças, é um ótimo passatempo familiar, e uma ótima maneira de trabalhar pedras coletadas nas férias em família ou numa trilha. Além disso, os resultados são sensacionais! Você também pode montar equipamentos de forma bem em conta e transformar pedras comuns em peças de joalheria. Uma boa ideia é montar presentes caseiros maravilhosos com as pedras.
CABOCHÃO
O cabochão é provavelmente a forma mais comum de lapidação. Cabochões são gemas lapidadas com fundo plano e topo curvo ou abobadado. Se você já viu joias de opala ou turquesa, provavelmente já viu Cabochões.

Turquesas naturais lapidadas em cabochão. https://www.interweave.com/ Foto.: Jim Lawson
A lapidação de cabochões pode ser bem rentável. Dependendo do material da gema que você usa, os cabochões podem ter um valor de revenda significativo. Assim, este trabalho pode ser um hobby muito gratificante, especialmente lapidando pedras preciosas que você mesmo encontrou. No entanto, as máquinas de lapidar cabochão custam mais do que os tambores para rolagem. Embora o corte do cabochão seja mais complexo do que o rolamento, você pode se tornar proficiente com um pouco de prática. Uma palavra de advertência: a lapidação de cabochões pode ser altamente viciante!
FACETAMENTO
De todas as artes lapidárias, o facetamento é a que agrega maior valor à matéria prima e, portanto, é a que tem o maior potencial de lucro. Se você puder imaginar um diamante em um anel de noivado típico, provavelmente visualizará uma pedra facetada. Superfícies planas dispostas geometricamente cobrem tipicamente a superfície de tal diamante. Cada uma dessas superfícies planas é chamada de faceta.

O topázio El-Dorado, que pesa impressionantes 31.000 quilates, atualmente detém a coroa como a maior pedra preciosa facetada do mundo. Foi descoberto em 1984 em Minas Gerais, Brasil. https://www.geologyin.com/
A lapidação deve realçar o brilho de uma gema. As facetas inferiores refletem a luz que entra na pedra e a devolvem ao observador. (Não confunda brilho com dispersão ou "fogo", os flashes multicoloridos que você vê saindo de diamantes e algumas outras pedras preciosas).
Maquinário: você pode encontrar muitos tipos diferentes para venda na Europa, Ásia e Estados Unidos, mas no Brasil, essas máquinas são escassas. Se você deseja lapidar gemas por diversão ou lucro, prepare-se para fazer um investimento significativo em equipamentos. Ao facetar, mais do que nas outras artes lapidárias, a qualidade do seu equipamento afetará tanto os seus resultados quanto o seu prazer.

Máquina de lapidação americana Reytech Shaw.
Existem também muitos tipos de cortes diferentes. Facetar é uma arte, mas você não precisa de muito "senso artístico" para se dedicar a ela. Maquinistas, engenheiros e aqueles com talento para a matemática geralmente se destacam na lapidação. Muitos facetadores são semi-profissionais. Eles vendem gemas suficientes para sustentar seu hobby ou complementar sua renda. Para os interessados em colecionar ou investir em pedras preciosas, o facetamento é de longe a arte de lapidação mais prática para aprender. O preço de atacado da pedra acabada quase sempre excede o custo do material bruto da gema e da mão de obra.
ENTALHE
A escultura é a mais desafiadora das artes lapidárias. Existem pouquíssimos especialistas reconhecidos nesta área. Para ter sucesso na escultura de pedras preciosas, você precisa de um senso artístico distinto e uma compreensão completa dos princípios da lapidação. Mais do que madeira ou metal, o material dos minerais apresenta limites definidos para o que você pode esculpir.

Pedra do sol de Oregon-EUA, com 42,05 ct – Alexander Jewelers. http://narcisapheres.com/
Existem vários tipos de escultura de gemas. Uma das formas mais conhecidas é o camafeu. Os escultores de pedras preciosas geralmente as cortam de conchas do mar ou ágatas. No entanto, quase qualquer material pode funcionar. Os cabochões também costumam ser esculpidos.
A produção de animais como elefantes, pássaros, ursos, peixes, corujas e outros é muito comum no Brasil e os materiais mais utilizados são calcita laranja, serpentinito, mármore, ametista, cristal e dolomito.
5 comentários
tenho algumas pedras semipreciosas, tenho interesse em lapidar elas.
a propriedade onde extraímos está a venda, caso tenha interesse em comprar a propriedade, ou as pedras fazer contato (99)9 82250407
Eu tenho uma pedra queria lapidar ela ela tenh bastante brilho
Gostaria de saber como eram lapidadas as pedras na Antiguidade (egipcios, babilônicos)
Quro saber sobre o polimento nas gemas diverssas, com o pó de diMante, parece ser mais prático, eficiente, e mais limpo
Boa noite: Achei muito interessante, gostaria de saber mais sobre as maquinas.Muito obrigado