Quando você vai a uma joalheria e a vendedora te fala que o diamante daquele anel tem meio quilate (0,5 ct) ou aquele brinco é feito de ouro 18 K você entende o que significa?
Muita gente no Brasil se confunde simplesmente porque temos em português uma única palavra – “quilate” – para designar duas coisas diferentes. O quilate abreviado com “ct” representa o PESO de uma pedra. Um quilate (1 ct) equivale a 0,2 g. Então, se uma pedra tem 5 ct ela pesa 1 g, e assim por diante.
O quilate abreviado com a letra “K” ou por “KT”, que aparece após um número precedido por um metal, ouro 18 K, ou ouro 14 K, por exemplo, representa a pureza do metal, ou melhor dizendo, a proporção de metal nobre naquela liga. Padronizou-se em se chamar o ouro puro por ouro 24 K ou ouro 1000. O ouro puro não é adequado para se confeccionar joias por se tratar de um metal muito mole. Imagine um anel feito com ouro puro (24 K) que tem uma pedra caríssima cravada em garras. O comportamento maleável e mole do ouro puro faria a pedra descravar com facilidade e provavelmente ser perdida. Por isso, há muitos séculos os ourives desenvolveram ligas, adicionando-se outros metais como prata, cobre e paládio ao ouro, afim de melhorar a competência do material para se fabricar joias.
As ligas de ouro mais conhecidas são:
- 18 K ou 750, que indica 18 partes de ouro em 24, ou 75% de ouro e 25% de outros metais.
- 14 K, que indica 14 partes de ouro em 24, ou 58% de ouro e 42% de outros metais.
Também são produzidas joias com 20 K, 16 K, 12 K e 10 K, no entanto, essas ligas são bem menos comuns. Por uma questão cultural, no Brasil, as joias de ouro são quase que exclusivamente produzidas com ligas 18 K e as ligas 14 K não são muito comuns, como são na Europa e Estados Unidos.
Mas como saber se aquela joia que eu comprei como ouro 18 K tem mesmo 75% de ouro?
É muitíssimo comum vermos joias como anéis que são marcados com uma inscrição interna onde se lê “18 K” ou “750”. Tais inscrições representam, ou pelo menos deveriam representar, a pureza daquela liga. No entanto, eu diria que pelo menos 50% das joias que circulam no mercado brasileiro e são marcadas com o símbolo de 18 K, têm teores inferiores de ouro, ou por vezes nem sequer tem ouro na composição.
Você mesmo pode testar suas joias! Existe um líquido composto por uma mistura de ácidos, chamado água régia, que é utilizado para testar ligas de ouro. Pode ser comprado em fornituras (lojas que vendem instrumentos para ourives) ou pela internet por menos de R$ 20. Para testar sua joia você deve esfregar uma parte bem discreta da peça numa superfície escura, que pode ser uma lixa d`água bem fina (de preferência grão 300 ou superior), uma pedra ônix ou um ímã preto. Isso deixará um risco dourado na superfície preta. Basta uma gota de água régia e você verá a linha desaparecer rapidamente caso o material não seja de ouro ou seja de uma liga inferior a 12 K (50% de ouro). Se o risco desaparecer lentamente (algo entre 5 e 10 segundos) sua peça deve ser de ouro 14 a 16 k. Se o risco não desaparecer, sua joia foi feita com liga 18 K ou superior. Para confirmar a composição, você pode utilizar uma lima ou lixa de unha e riscar uma pequena superfície da sua joia e pingar a água régia. Peças folheadas ou com ouro abaixo de 18 K irão manchar e ficar alaranjadas, da cor de cobre. Peças de ouro 18 k ou superior não irão manchar.
Voltando ao assunto do quilate “ct”, que indica peso, destaco uma particularidade importante: quando lidamos com diamantes, ou pedras muito nobres como turmalina paraíba, alexandrita, rubi e safira, é comum representarmos o peso das pedras com a abreviação “pts” que significa pontos. 1 ponto equivale a 1/100 de ct. Isso acontece porque quando se trabalha com pedras muito caras, é difícil termos pedras grandes, que pesam mais de 1 ct e para se evitar a utilização de números muito pequenos, adotou-se a unidade de pontos. 2 pontos equivalem a 0,02 ct, 10 pontos equivalem a 0,1 ct, e assim por diante.
Agora que você já entende tudo de quilates, pode realizar suas compras mais tranquilo na Spectra Minerais / Ana Rios Joalheria!